21 de junho de 2011

Cia de Jovens Griots oferece oficina de cinema para adolescentes em Mesquita - Site da Baixada

Oficina de cinema. Foto: Zaqueu Batista.
Oficina de cinema. Foto: Zaqueu Batista.
A Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Mesquita (Semas), lançou ontem (1º), a Oficina de Cinema do Programa ProJovem Adolescente. A oficina visa fortalecer as iniciativas de inclusão social dos jovens de Mesquita através da produção e do desenvolvimento de projetos culturais.
A atividade é uma parceria com a Cia de Jovens Griôts da Baixada Fluminense que irá oferecer formação no Curso de Iniciação à Arte do Cinema, através da utilização de aparelho de telefone celular como ferramenta de pesquisa, criação e produção de histórias e imagens. O evento reuniu 150 adolescentes que fazem parte do Programa ProJovem em Mesquita.
O prefeito de Mesquita, Artur Messias, esteve presente na cerimônia de abertura e parabenizou os jovens pela oportunidade de participar da oficina de cinema. “É muito bom ver o entusiasmo dos jovens de Mesquita. Para que essa oficina seja um sucesso é fundamental que vocês se sintam motivados. Vocês terão a oportunidade de mostrar através das imagens, à nova realidade da Baixada”, incentivou o prefeito.
Também participaram do lançamento da oficina o vice prefeito, Paulinho Paixão; a secretária da Semas, Márcia Brandão; a secretária de Educação, Maria Fátima de Souza; a secretaria de Cultura, Márcia Braga, a representante técnica de referência do ProJovem Adolescente do Estado, Joana Oliveira e o Coordenador da Ong “Se Essa Rua Fosse Minha”, Cesár Marques. De acordo com a secretaria da Semas, “a iniciativa da oficina, partiu dos adolescentes. Os jovens sempre demandam novos cursos. A oficina de cinema faz uma ligação ampla com a cultura do município”, disse Márcia Brandão.
Para os adolescentes, Willian dos Santos e Thaísa Fraga, 15, essa é uma oportunidade única. “Sou muito comunicativo. Tenho muita vontade de trabalhar com cinema porque é algo muito dinâmico”, afirma o adolescente Willian. Já Thaísa, afirma estar muito animada com o inicio das aulas. “Gosto muito de cinema e quero aprender coisas novas”, diz a jovem.
O curso terá duração de três meses. A atividade vai promover encontros e diálogos entre os adolescentes de 15 a 17 anos, inscritos no Programa ProJovem Adolescente em Mesquita, sobre temas como orientação profissional, consciência cidadã e participação social. Durante as aulas os alunos irão desenvolver projetos de Cine Clube, que servirão de encontros para debates dos temas abordados nas produções.


Mesquita lança oficina de cinema para adolescentes - Site da Baixada / Baixada Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário